Faz parte da rotina de inovação da DuMeio desenvolver ensaios laboratoriais com nossos parceiros, como a UDESC, o IFSC e o ITA. E nos próximos posts vamos apresentar para vocês alguns processos que nos auxiliam a garantir ótimos resultados.

O primeiro deles é o TGA, que significa Análise Termogravimétrica. Esse ensaio verifica a variação da massa em um ambiente com a temperatura controlada. Com isso, ele gera um gráfico (termograma ou curva de decomposição térmica) que quantifica a massa em função do tempo. Assim, conseguimos identificar qual das amostras possui maior resistência térmica e a qual temperatura máxima ela pode ficar exposta.

TGA, que significa Análise Termogravimétrica

Neste gráfico comparamos duas amostras de biotecido, e o resultado demonstra que a maior degradação térmica acontece em temperaturas semelhantes em ambas as amostras. No entanto, o biotecido com tratamento resistiu mais, deixando um resíduo 11% maior em comparação ao sem tratamento. Isso significa que o tratamento foi eficiente para proteção térmica da amostra!!!

E porquê o TGA é importante? 

Os tecidos passam por diversas provações, seja na fábrica onde são submetidos a prensas térmicas e outros processos que funcionam a base de calor, no transporte (cujos os baús dos caminhões podem chegar a 70ºC) ou mesmo no dia-a-dia, quando deixamos as bolsas e calçados para secarem no sol.

Assim, ter uma ótima resistência térmica faz parte do processo de desenvolvimento de tecidos, pois garante sua durabilidade e resistência para o uso!!

Já conhecia esse processo?

Agradecimento aos nossos parceiros: @CNPq @MCTI @Fapesc.gov, @Fapesc.sc @sdegovsc @sebrae.sce @governosc #sebrae #AquitemCNPq #AquitemMCTI #FAPESC #FAPESC.SC #SEBRAE.SC #scstrong #startupsce #GOVERNOSC