Este ano a DuMeio teve um projeto aprovado na Chamada CNPq/MCTI/SEMPI Nº 021/2021 da bolsa RHAE, o que nos garantiu apoio financeiro para a contratação de dois bolsistas (um Mestre e um Doutor). 

A bolsa Rhae (Programa de Formação de Recursos Humanos em Áreas Estratégicas) é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Depois do anúncio público da disponibilidade das bolsas, feito por nossos canais digitais e também de parceiros, como universidades, recebemos mais de 60 candidaturas de pesquisadores dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pará e Minas Gerais.

Nas etapas de seleção, foram inicialmente analisados os currículos Lattes dos candidatos, para identificar a formação nas linhas prioritárias. Após isso, foram entrevistados 10 candidatos, que pontuaram de acordo com a disponibilidade para atuar em Joinville e Jaraguá do Sul, dedicação e adequação ao problema proposto.

Assim, chegamos aos dois bolsistas da DuMeio!

BOLSA DTI – B: Jair Nunes

Mestre em Engenharia Têxtil, Jair é Bacharel e Licenciatura em Química (FURB), e tem Especialização lato sensu em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Jovens e Adultos – PROEJA (IFSC). Além disso, tem experiência em processos Têxteis com uso de nanotecnologia, no qual já atuou na funcionalização de tecido de algodão com β-ciclodextrina e na Funcionalização de substrato têxtil de algodão com nanopartículas de ZnO e ß-ciclodextrinas.

BOLSA SET – B: Aline da Rosa Almeida 

Dra. Em Ciência dos Alimentos, Aline é formada em Tecnologia em Alimentos (UTFPR), e tem Mestrado em Engenharia de Alimentos (UFPR). Já atuou na extração e caracterização dos compostos bioativos para aplicação e funcionalização de filmes poliméricos e tem ampla experiência em processos de micro e nanoencapsulação de bioativos a partir de óleos essenciais. 

“Sou apaixonada pelo desenvolvimento de produtos naturais e com baixo impacto ambiental. Acredito que a biotecnologia aliada às práticas diárias sustentáveis podem provocar mudanças positivas para o planeta”.

Aline da Rosa Almeida

Ficamos muito felizes com este reforço em nosso time. Certamente esses bolsistas vão nos auxiliar em nosso propósito de acessibilizar a transformação sustentável que o mundo precisa!!
Além disso, agradecemos a toda equipe da UDESC de Joinville, aos professores e pesquisadores do Laboratório de Plasma da UDESC, em especial ao Prof. Dr. Julio Cesar Sagas, por nos auxiliar nesse processo!