Grande parte do propósito da DuMeio está em desenvolver parcerias com empresas que possuam o mesmo DNA que o nosso: sejam sustentáveis, não maltratem animais e utilizem materiais alternativos e de fontes renováveis.

Por meio da Novale Hub, a DuMeio formou uma parceria com a Nanica Chic, também de Jaraguá do Sul, para o desenvolvimento de uma bolsa que siga esses princípios.

Feita com fibra de banana e o biotecido DuBac, queremos valorizar a cultura, economia e o artesanato local.

A fibra da bananeira é a matéria prima principal da marca Nanica Chic, que produz biojóias, acessórios e itens de decoração. Ela é extraída do caule da bananeira, que seria descartada como resíduo agrícola, por uma rede de agricultoras de Corupá e Jaraguá do Sul. Cortada naturalmente, a finas cordas de fibra são tratadas para manter suas características naturais, mas não sofrerem processos de degradação ou mofo ao longo do tempo.

Para compor essa bolsa, outro procedimento artesanal foi empregado: a trama de crochê. Feito por uma artesã local, esse trabalho é delicado e valoriza ainda mais a fibra de bananeira. Além disso, os metais utilizados foram banhados a ouro para dar um ar sofisticado à peça.

Por fim, a bolsa foi costurada e o biotecido DuBac se uniu a fibra de bananeira em uma composição única no mundo! Isso porque depois de anos de uso, ela pode ser facilmente decomposta em seu jardim. Já pensou?Ao invés de jogar fora e gerar um novo resíduo poluente, você pode COMPOSTAR o material agregando nutrientes ao solo.

O biotecido DuBac é produzido a partir de placas de celulose, formadas por microrganismos. Depois de um tempo, essas placas são colhidas, secas e beneficiadas e se tornam matéria-prima para indústria. Com excelente resistência mecânica e de abrasão, o DuBac é uma alternativa sustentável para produção de bolsas, acessórios e calçados.

A parceria da DuMeio com a Nanica Chic é um dos exemplos de economia circular com muita valorização de mão de obra local. Nessa bolsa, não houve nenhum desperdício de recursos naturais e o descarte facilitado nos permite dizer que a produção é de ZERO lixo.

Além de linda, saber que sua produção é limpa (em todos os sentidos) nos faz sentir muito orgulho de participar dessa história.


0 comentário

Deixe uma resposta

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *