Quem nunca inovou pode ter a impressão de que as ideias surgem do nada. Um dia você acorda e está lá: um super biotecido feito com bactérias que vai revolucionar a indústria da moda!

Mas a realidade está muito longe disso, a inovação é um processo complexo e demorado, que envolve processos repetitivos e aprimoramento contínuo, tanto do produto como dos processos da empresa. Na DuMeio, estamos sempre evoluindo, revendo nossos conceitos e buscando em diferentes fontes novas ideias, sempre mantendo nosso objetivo principal: transformar o mundo com uma matéria-prima sustentável por vez.

Concluindo nossa rotina de ensaios físico-químicos, apresentamos o Ângulo de Contato. Nele é possível observar se e com que rapidez a água na fase líquida penetra na superfície de análise. 

A afinidade da superfície com a água depende da sua energia e também da rugosidade, e a medida do ângulo de contato com a água define a polaridade do material. Para ângulos menores que 90°, a superfície é considerada hidrofílica (a amostra absorve a água), já maiores que 90° é considerada hidrofóbica (a amostra não absorve ou repele a água). 

Para o biotecido DuBac, nosso objetivo com os tratamentos é fazer com que a superfície deixe de ser hidrofílica, ou seja, que ela pare de absorver água. No exemplo abaixo, com o tratamento o biotecido deixou de ser hidrofílico (ângulo de 58,5) para se tornar hidrofóbico (ângulo 104,2). Ou seja, atingimos nosso objetivo!

ângulo de contato, Dumeio, biotecido feito por bactérias, sustentabilidade,

E porquê o ângulo de contato é importante?

Muitas vezes aplicamos produtos na superfície do material, e o ensaio de ângulo de contato é ideal para saber se o tratamento foi bem-sucedido ou não. Uma de nossas pesquisas, conduzidas pela nossa colaboradora Aline da Rosa Almeida em parceria com a UDESC tem como objetivo o tratamento com plasma e nanopartículas de TiO2, com a finalidade de  transformar o estado da superfície do biotecido, tornando-o impermeável.

Assim, o ângulo de contato é a maneira mais certeira para ver se os esforços nesse sentido estão sendo positivos ou se precisamos identificar novos caminhos de pesquisa para continuar inovando!

Gostou de aprender mais sobre nossos ensaios? 

A série de Moda (com)ciência vai ter uma pausa, e logo voltamos com nossos ensaios biológicos! 

Agradecimento aos nossos parceiros: @CNPq @MCTI @Fapesc.gov, @Fapesc.sc @sdegovsc @sebrae.sce @governosc #sebrae #AquitemCNPq #AquitemMCTI #FAPESC #FAPESC.SC #SEBRAE.SC #scstrong #startupsce #GOVERNOSC